terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Escrita ou contas?

Está cada vez mais perto o momento que eu sempre temi... A altura de tomar decisões e de escolher.
Digamos que eu nem sempre fui muito bom a tomar decisões por mim próprio, porque muitas vezes escolho a pior das opções... E o pior é que maior parte das vezes só tenho duas por onde escolher!
Prosseguindo...
Como já referi mais que uma vez neste (recente) blogue, adoro escrever. É a maneira de me expressar que mais me agrada, sem dúvida. Porém, sempre gostei de Matemática... Adoro que resolva problemas e que, grande parte dela, se possa aplicar na vida do dia-a-dia.
Desde muito cedo que dizia a tudo e todos que queria ser jornalista um dia, e a verdade é que sempre vou ter essa ideia na cabeça!
Contudo, todos me dizem que há muito desemprego e que encontrar e conseguir escrever para um jornal hoje em dia é muito difícil porque, enquanto a concorrência aumenta cada vez mais, o emprego cada vez se torna mais escasso.
Por outro lado vou sempre ter a opção da economia e da gestão, que também é do meu agrado, admito, mas sinceramente não sei se tenho perfil para tal...
Por isto mesmo, quando fui para o secundário escolhi a área de "Ciências Socioeconómicas" que é mais abrangente e me dará mais margem de escolha quando chegar a altura de tomar a decisão que tanto me aterroriza!
Até lá vou-me esforçando ás duas!
Até já, chico

8 comentários:

  1. Enquanto seguidora do teu blog e psicóloga de orientação e desenvolvimento da carreira, se precisares de alguma dica (gratuita, está claro!!)...dispõe!

    Ah! Parabéns pelo blog...estou a gostar.
    beijinho,
    LF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado , parece que hei-de precisar !
      Obrigadissimo , beijinho
      (também já sigo o seu)

      Eliminar
    2. Só para perceberes que nenhuma decisão fecha totalmente portas, dou-te o meu exemplo:
      No secundário segui Ciências e Tecnologias (na altura pensava seguir biologia e porque sempre fui boa aluna a matemática, apesar de também ser a português!). Durante o secundário apaixonei-me pela disciplina de psicologia. Tirei o curso na faculdade de psicologia da universidade clássica de Lisboa onde pude entrar com as especificas de biologia e matemática.
      Sempre trabalhei na minha área (felizmente), como faço muitos estudos acabo por lidar muito com números (programas estatísticos como o SPSS)e, recentemente, motivada pelo blog, editei, com uma amiga ilustradora, uma agenda intemporal onde conciliamos o texto e a ilustração...Isto tudo para te dizer que, apesar das escolhas tomadas, "faço uso" de todas as áreas de que gosto: matemática, português, psicologia...
      Tudo é possível :)
      Até porque nos dias de hoje 1 curso= 1 profissão já não faz sentido...

      Eliminar
    3. Muito obrigado pelo conselho!
      É bom saber que, apesar de tudo, ainda dá para trabalhar na área que se gosta ! Vou ter isso em conta ! Tem toda a razão!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Também ando com um dilema parecido..

    ResponderEliminar
  3. Francisco, como leste no meu blog eu estou com um problema de decisão, que ainda não tomei...está quase mas...ainda não consegui.
    Mas vai pensando com calma e ouve a Liliana Fernandes, que me parece uma pessoa que sabe o que diz!
    Olha eu tenho um filho de 18 anos, a caminho dos 19, e devia ter ido para a universidade este ano, mas não foi e esta a fazer um curso de Manutenção aeronautica, tudo porque só queria engenheria mecânica e a nota do exame no11º a fisica foi 9, e ele precisava de 9.5...foi irredutivel, não quis mais nenhum curso.E ainda há um ano atrás nem sabia o que queria...E agora parece-me muito feliz...vamos ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. espero que tome a melhor decisão possível! e vai correr tudo bem, estou certo disso ;)
      É exatamente isso que vou fazer e ainda bem que o seu filho manteve a decisão e lutou pelo que queria ! :)

      Eliminar